Além das exigências básicas de não conversar com outros candidatos durante o exame ou de não usar qualquer material impresso, o edital do Enem 2019 tem uma nova regra: o simples toque do celular, mesmo que lacrado no saco plástico, eliminará o candidato.
Em 2018, 137 candidatos foram desclassificados do exame, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Para você não ter surpresas e ser desclassificado no Enem 2019, o UOL resumiu as principais regras para realizar as provas, que acontecem nos dias 3 e 10 de novembro.
Caneta azul
A leitura dos gabaritos é feita por uma máquina que detecta a cor preta. Por isso, a caneta azul não é permitida na prova. Além disso, é importante que a caneta preta usada no dia da prova tenha sido fabricada em material transparente. A exigência é feita para evitar que sejam colocadas “colas” dentro dela.
Alarme de celular
O edital de 2019 é claro ao dizer que qualquer som emitido pelo celular do candidato irá causar a desclassificação imediata. Mesmo que o objeto esteja dentro do porta-objetos, isso será o suficiente para que sua prova seja zerada. Por isso, lembre-se de desligar o seu celular ou desativar todos os alarmes do seu aparelho.
Zero na redação
A redação é uma parte importante do exame. Caso ela seja zerada, o candidato será eliminado. Por isso, é importante ficar atento a tudo o que pode fazer com que seu texto seja zerado.
Fugir do tema proposto, letra ilegível, entregar a folha de redação sem nada escrito, escrever só sete linhas, escrever em língua estrangeira na maior parte do texto, fazer desenhos e escrever em outro estilo que não seja o dissertativo-argumentativo são situações que vão fazer com que sua prova seja anulada.
Perturbar a ordem
No momento da prova, é preciso que todos estejam concentrados e em silêncio dentro da sala em que o Enem será aplicado. Caso alguém perturbe a ordem, isso irá fazer com que os outros candidatos não estejam totalmente concentrados no exame. Se você fizer isso, será desclassificado.
Conversa durante a prova
A partir das 13h, o candidato não poderá se comunicar de nenhuma forma com ninguém que está dentro da sala. Ele só tem permissão para falar com o fiscal ou o aplicador da prova. Deixar a sala antes de decorridas duas horas do início do exame também elimina o participante.
Não permitir revista
No dia da prova, o candidato precisa permitir que sejam feitas revistas quando necessário. Não permitir que lanche ou que artigos religiosos (burca, quipá e outros) sejam vistoriados pode ser eliminatório.
Boné
Não é permitido que o candidato use nenhuma peça de vestuário que cubra o cabelo ou as orelhas. Por isso, boné, chapéu, viseira e gorro são proibidos. Óculos escuros também não podem ser usados durante a prova.
Fonte: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário