Um Jovem Pedreirense identificado como Rafael Melo utilizou suas redes sociais no dia de ontem, 18 de Março para propagar Fake News ( Noticias falsas) que no Hospital Geral da cidade de Pedreiras, havia uma suspeita do novo Coronavírus, a falsa noticia viralizou e deixou a população em pânico.
Ainda segundo o jovem, o mesmo afirmou a uma enfermeira da unidade de saúde que recebera a informação, inclusive detalhando as formas de tratamento que o suposto paciente estava tendo, deixando a noticia com uma roupagem de verídica.
E devido a população está acompanhando os inúmeros casos mundo a fora a exemplo de países como China e Itália estarem num colapso pela Pandemia, ela também se torna apreensiva e ter um caso na cidade só aumenta o pânico destas pessoas, pois o vídeo foi propagado por vários grupos do Whatsapp.
Tendo uma dimensão maior até do que aquela esperada pelo autor , chegou ao conhecimento das autoridades que de pronto de manifestaram. Uma delas foi a Secretária de Saúde do município, Karen Cynthia que desmentiu as informações veiculadas, alertando sobre o crime em divulgar informações falsas.
Logo após a repercussão negativa e receber várias criticas o autor das divulgações gravou outro vídeo desmentindo o fato e pediu desculpas à população, sendo também bem difundido nas redes sociais. Porém os pedidos de desculpas não foram bem aceitos por alguns que acharam que talvez tenha sido uma estratégia de promoção ou politica ou mesmo para seu blog o que não deu muito certo, talvez ele não tenha vocação para blogueiro ou mesmo politico.
Por fim, aproveitando o ensejo o Blog do Povo alerta para as pessoas que têm prática de postar informações falsas, isso serve para quem propaga tais informações a exemplo do que elucida o Artigo 138 do Código Penal , assim como a lei da Fake News prevê várias penalidades, mas para além disso o momento é de cautela, de um ajudar o outro e não de apavorar ainda mais a sociedade.
Pedido de desculpas do jovem Raphael Melo após espalhar notícia falsa do coronavírus em Pedreiras-MA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário