O Sistema Único de Saúde com a Constituição Federal de 1988 ganhou outras configurações, deixando de ser direito apenas dos trabalhadores e trabalhadoras formais para todo e qualquer cidadão, de forma gratuita e universal, além disso ao longo dos anos os atendimentos médicos tem se modernizado, sendo cada vez mais humanizado, a exemplo dos partos que agora pode contar com a presença do pai na hora do nascimento da criança, ou ainda salas de acolhimento em Unidades básicas de saúde.
No entanto não foi o que ocorreu na Unidade Básica de Saúde Dr. Carlos Melo, em Pedreiras-MA que, segundo a denúncia recebida por nossa redação uma paciente teria ido em busca de atendimento na referida unidade, sendo esta referência para pacientes com síndromes gripais, mas no ato a paciente relata que foi mal tratada por duas recepcionistas que estavam neste posto de saúde localizada no Goiabal, assim como também pela Enfermeira Creude.
O fato ocorreu por volta das 11:20 da manhã do ultimo sábado 02 de maio, e segundo as atendentes a paciente não poderia passar pela triagem, pois estava na hora do almoço da enfermeira e do médico, e segundo a denunciante paciente diz que ouviu de uma das recepcionistas "Se você quiser volta depois das 14:00hs".
A denunciante relata que estava apresentando grau de febre, ausência de paladar, sintomas semelhantes a do Covid-19, informa ainda que situação pior ocorreu com outro paciente renal crônico, também apresentava febre, tosse, dor e de cabeça, também não foi atendido sob as mesmas alegações dadas a denunciante, estava na hora do almoço.
Vale lembrar que os horários de expediente são fixados no geral por lei, ocorre que, segundo o código de ética médico nenhum profissional da saúde em exercício da função pode se furtar, se negar a prestar socorro, sob pena de perder seu registro junto ao Conselho, inclusive sofrer sanções administrativas e criminais previstas em lei, é compreensível que os profissionais como qualquer outro precisam almoçar, mas se tratando da vida de uma pessoa não tem razão, inclusive o município também, uma vez que deveria colocar profissionais para substituir estes no momento do almoço, porque vivemos uma pandemia e atendimentos como esse só farão com que as pessoas não procurem os atendimentos e a contaminação se propagará mais.
Esperamos que os profissionais sejam identificados e possam ser responsabilizados pelo ato criminoso que fizeram.
É fácil apontar 10 defeitos em 10 segundos, difícil é apresentar uma solução, ideia ou interesse em colaborar...
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