Em outros momentos já noticiamos aqui algumas denúncias feitas por moradores do município de Cururupu. E desta vez a comunidade denuncia a gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde que sem ter um plano de contingenciamento da Covid-19 quer remanejar os médicos do Programa Mais Médicos para trabalhar no Centro de Covid, do ponto de vista humanitário e jurídico isso é desumano e ilegal, os médicos devem estar prestando atendimento à população nas Unidades Básicas de Saúde- UBS, conforme recomenda o edital pelo qual ambos foram submetidos.
Ocorre que a gestão municipal que não tem tido nenhuma postura mais severa em relação ao Novo Coronavírus, só nas últimas 24 horas do dia 19 foram 06 mortes pela Covid-19 e outras três, sendo um de infarto, outra de suicídio de um jovem que estava em São Luís e outra de um adolescente de 14 anos brutalmente assassinado a queima roupa. Mortes de pessoas, pessoas que tinham famílias, amigos e que precocemente os deixaram, não são apenas números, e tem faltado empatia e respeito por parte daqueles que estão a frente da gestão municipal, puseram uma pessoa desqualificada profissionalmente para estar a frente do SPA, lhe falta a ética e todos os requisitos para um profissional. Em áudio que circulou nas redes sociais indignou a população, quando a Coordenadora do SPA disse que a situação está sob controle e que o problema é as más línguas de algumas pessoas, talvez a Coordenadora que é esposa de um vereador de Cururupu tenha essa postura, pois seu marido que teve a Covid-19 e foi para São Luís, onde foi internado no Hospital Carlos Macieira e se encontra recuperado, enquanto os demais munícipes morrem esperando leitos de hospital e o máximo que é feito é emitir uma nota de falecimento.
Em conversa com representantes da área da saúde, inclusive com o próprio Ministério da Saúde, o município pode inclusive perder o programa, uma vez que o mesmo não está seguindo o que regula o edital, além do que de forma ainda mais grave a Secretaria de Saúde quer que os médicos trabalhem ainda sábado e domingo. Não há nenhuma ação no sentido de ajudar esses profissionais que corriqueiramente lidam com mortes, tem seu psicológico abalado, e o município continua omisso, e a câmara de vereadores mais uma vez parece que não está sabendo o que está acontecendo apenas um ou outro vereador que se manifesta.
A população quer sim que tenha médicos atendendo no Centro de Covid-19, mas não pode concordar com tanto descaso, esses profissionais também são humanos, é preciso que o município contrate médicos. Quanto foi até hoje repassado ao município de Cururupu para a saúde e o combate a Covid-19? Quais medidas estão sendo tomadas em relação às outras doenças e problemas de saúde enfrentados pela população? Esperamos que a câmara e o Ministério Público possam fazer o seu papel quanto fiscalizador e garantidores de políticas públicas.
É inadmissível que a população tenha que perder mais pessoas que amam para que as medidas sejam tomadas, é preciso que o gestor possa ser gestor, esquecer quem passou agora ele é gestor e dele que a população está clamando socorro. Ontem dia 20/03 foi divulgado um decreto que coloca o município em estado de emergência e calamidade pública que por lei dispensa a contratação de alguns serviços, por meio de licitação, é preciso que a população fique de olho.
E pra piorar a Coordenadora do SPA na tentativa de intimidar invadiu o privado da Enfermeira Ediane, inclusive a xingando com palavras de baixo calão. Essa que é a postura de uma coordenadora? O prefeito comunga desta postura? Falta respeito. Todos podem e devem cobrar seus direitos
Nenhum comentário:
Postar um comentário