O Centro de Parto Normal (CPN) Nossa Senhora de Lourdes em Codó, comemorou um ano de inauguração nesta quinta-feira (12). O Centro presta assistência humanizada ao parto, o trabalho é realizado por uma equipe de obstetras, enfermeiros e técnicos em enfermagem, que dão total assistência a mãe e ao bebê, antes e após o nascimento, é centrado também nas necessidades da mulher, respeitando sua individualidade do pré ao pós-parto, respeitando a fisiologia do parto, o fortalecimento do vínculo e a amamentação.
E nesta manhã, aconteceu um café da manhã em comemoração ao primeiro ano de atividades do Centro de Parto Normal (CPN), estiveram presentes, a secretária de Saúde, Thaynara Lima, Ronnycleia, coordenadora do CPN, algumas mães, em especial, Yanka de Sousa Moreira, que foi a primeira mãe a dar à luz na inauguração do Centro de Parto Normal há um ano atrás. Na oportunidade contou com apresentações de louvor e coreografia com a Igreja Batista Nacional Missionária (IBANMIC).
"Hoje é um momento muito especial pra todos nós, toda equipe da família CPN. Hoje o CPN está completando um ano de sua fundação, até hoje o CPN já realizou 475 partos normais, e apesar de estarmos vivendo um momento atípico nessa pandemia, não poderíamos deixar de estar comemorando essa data tão especial, e eu queria agradecer ao prefeito Dr. Zé Francisco e a nossa secretária de Saúde, Thaynara, por cada dia fazer do CPN um ambiente melhor, mais acolhedor, e eu fico grata, e é um imenso prazer fazer parte dessa história e esse prazer me triplica, por eu ter uma equipe maravilhosa, que não mede esforços para estar fazendo um papel com muita dedicação e amor com as gestantes e seus familiares, mesmo com a pandemia, continuamos realizando uma grande quantidade de partos, a demanda vem aumentando a cada dia, e aqui a gestante é a protagonista, ela decide quem vai acompanhar ela, o pai tem direito a cortar o cordão umbilical, então pra gente é um momento maravilhoso, e é uma conquista para a população" comentou a a coordenadora do CPN, Ronnycleia Santos.
"Foi maravilhoso! Quando eu soube que ia ser mãe, ficava preocupada em como seria, mas, quando eu cheguei aqui, a equipe me recebeu muito bem, foram super companheiros, super pacientes, então pra mim foi maravilhoso", disse Yanka Moreira, a primeira mãe a dar à luz no CPN.
"Me sinto muito feliz em poder fazer parte também desse trabalho que é o CPN aqui na cidade, porque é um trabalho diferenciado, um trabalho humanizado, que as mães chegam aqui para ter seus filhos de uma forma carinhosa, humana, uma equipe multiprofissional, toda dedicada a à essa paciência, a essas mães, então é um sentimento de orgulho, de gratidão, por esse serviço aqui na cidade, e também que as mães que não conhecem esse trabalho, venham conhecer, venham visitar o Centro de Parto Normal, ver a acolhida que esses profissionais dão pra essas gestantes e saber da importância e o quão mágico é ter esse parto humanizado aqui na cidade", concluiu a secretária de Saúde, Thaynara Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário