O projeto visa a recuperação de áreas degradadas do Estado com geração de renda para a população local
A Eneva, empresa integrada de energia que atua da exploração e produção (E&P) de gás natural até o fornecimento de soluções customizadas, realizou, na manhã desta terça-feira (26/7), a cerimônia de entrega do primeiro viveiro do programa Reflorestar. O evento ocorreu na área da reserva legal de Nova Demanda, no município de Santo Antônio dos Lopes (MA). Com capacidade de plantio de 20 mil mudas de espécies frutíferas, o projeto é o único desenvolvido na área da Amazônia Legal da companhia.
“Hoje, como parte do Programa Reflorestar da Eneva, realizamos mais um sonho. Esse trabalho só se concretiza porque a empresa já conta com a parceria da comunidade, ao longo de anos. A segurança alimentar é motivo de preocupação no mundo todo e a agricultura familiar, como esse programa apoiado pela Eneva, é, certamente, uma das respostas ao problema”, afirmou Anita Baggio, diretora de Gente, ESG, Saúde & Segurança, Comunicação & Cultura da Eneva.
O Reflorestar, lançado em 2021, visa a recuperação de áreas degradadas maranhenses. A área a ser recuperada, inicialmente, é de 60 hectares, o equivalente a cerca de 85 campos de futebol.
No programa, são priorizadas áreas com potencial de desenvolvimento de sistemas agroflorestais que incentivam a preservação ambiental e o crescimento socioeconômico local. O projeto incrementa a renda da população local e a sustentabilidade das comunidades, tendo como foco uma produção agroecológica. Por isso, se enquadra nos compromissos ESG (com o meio ambiente, a sociedade e a governança, na sigla em inglês) assumidos pela Eneva.
“Esse é o primeiro viveiro de um projeto social da Eneva e isso mostra a confiança da companhia nessa comunidade. Esperamos que sirva de modelo para muitos outros projetos. Aqui, vamos investir inicialmente em 20 mil mudas, que vão servir aos projetos de reflorestamento da empresa, servir de geração de renda para quem participa e reforçar o compromisso da Eneva com a sustentabilidade”, disse Elizabeth Teles, coordenadora de Responsabilidade Social da companhia.
Durante a cerimônia, Baggio e a agricultora da comunidade de Nova Demanda Edilene Souza fizeram o primeiro plantio simbólico do viveiro, com sementes de Jatobá, uma árvore típica do Cerrado. O ideal é que as mudas sejam criadas no solo e habitat onde são plantadas e, principalmente, que sejam utilizadas espécies nativas.
“Com a cultura da agricultura familiar enxergamos um futuro melhor. Confiamos no desafio da equipe da Eneva e nas mudanças positivas que esse trabalho provoca na comunidade. Recebemos assistência técnica para crescer e chegar ao ponto de ter um viveiro como esse”, afirmou Dário Mota, líder comunitário de Nova Demanda e Presidente da Associação de Produtores Rurais Nova Demanda, sobre o viveiro do programa Reflorestar entregue nesta terça-feira.
Complexo Parnaíba
O Complexo Parnaíba é composto pelas usinas termelétricas de geração a gás natural Parnaíba I (676 megawatts, MW), Parnaíba II (519 MW), Parnaíba III (178 MW) e Parnaíba IV (56 MW). Além delas, há dois projetos em fase de desenvolvimento: Parnaíba V (385 MW), agora em teste, e Parnaíba VI (92 MW). No total, a capacidade contratada é de 1,9 gigawatt (GW), da qual 1,4 GW já está em operação. A energia gerada é enviada em sua totalidade para o subsistema Norte, do SIN.
Esse é um dos maiores parques térmicos de geração de energia a gás natural do Brasil e pioneiro ao utilizar o gás produzido em campos situados no entorno das usinas, o que permite a redução de custos e de perdas no transporte do combustível. Com isso, a energia gerada pela companhia tem preços mais competitivos e menor impacto ambiental.
Sobre a Eneva
A Eneva é maior operadora privada de gás natural do Brasil e uma empresa integrada de energia, que atua da exploração e produção (E&P) do gás natural até o fornecimento de soluções de energia. A companhia possui ativos de E&P nos estados do Amazonas e Maranhão. Atualmente, opera 11 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM). Adicionalmente, possui nestas regiões uma área total sob concessão superior a 60 mil km². Com um parque de geração termelétrica com 2,8 GW de capacidade instalada, a Eneva produz energia segura e competitiva para o sistema elétrico brasileiro. Seus ativos de geração estão localizados nos estados do Maranhão (Complexo Parnaíba e Itaqui), Ceará (Pecém II) e Roraima (Jaguatirica II). Em renováveis, a Eneva possui dois ativos operacionais e um pipeline de geração centralizada e distribuída, localizados nos estados de Minas Gerais e Bahia. Pioneira por natureza, a Eneva desenvolveu um modelo de negócio inédito no Brasil: o Reservoir-to-Wire (R2W), que consiste na geração térmica integrada aos campos produtores de gás natural. Com isso, a companhia desempenha um papel importante na transição da matriz energética brasileira, oferecendo energia a partir de um combustível flexível, econômico e eficiente. Listada no Novo Mercado da B3 (Bolsa de Valores brasileira) desde 2007, a empresa integra o Ibovespa, entre outros índices da Bolsa. A Eneva visa continuar crescendo de forma responsável, oferecendo soluções de energia confiáveis e acessíveis para a sociedade.
Eneva nas redes sociais www.linkedin.com/company/eneva.
Twitter, Instagram e Facebook: @enevabrasil
www.eneva.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário