Em seu uso da fala na tribuna da Câmara Municipal durante a 20ª Sessão Ordinária, a vereadora Leda Torres discorreu sobre a da luta das mulheres na política brasileira, uma história que começou ainda no início do século 20, quando as mulheres ainda lutavam pelo seu direito ao voto. A edil citou o exemplo da Professora Celina Guimarães Viana, que foi a primeira mulher a votar no Brasil, em 1928, na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
“A luta das mulheres na política vem de muitos anos atrás, quando ainda não tinham o direito ao voto. Após o feito da professora Celina Guimarães Viana, primeira mulher a votar no Brasil, a árdua história de lutas e conquistas não parou mais, até que todas as mulheres tivessem o mesmo direito garantido”, explicou a parlamentar.
Após a luta pelo direito ao voto, a vereadora também citou outro marco histórico, quando a primeira mulher foi eleita no Brasil no ano de 1933. No entanto, a única representante feminina na câmara de Codó alertou que, apesar das lutas e conquistas durante o século vinte e já no século vinte um, as mulheres ainda sofrem com o preconceito e possuem pouco espaço na política brasileira.
“Falar de mulher é falar de uma classe historicamente oprimida pelo machismo, pelo preconceito de toda uma sociedade, e, principalmente na política. apesar da maioria da população brasileira ser mulheres, a representatividade é muito pouca, as mulheres precisam urgente unir forças contra a violência de gênero e formarem uma militância forte e potente contra o machismo na política! A inclusão das mulheres na política é fundamental para uma sociedade mais justa e igualitária. As mulheres trazem perspectivas únicas, experiências diversas e uma sensibilidade necessária para enfrentar os desafios que nossa comunidade vive hoje. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer para alcançarmos a verdadeira igualdade de gênero na política”, declarou.
Durante o educativo discurso, a vereadora também apresentou dados sobre divisão do espaço de gêneros na política brasileira, citando como exemplo a situação na esfera federal. “Hoje no Brasil, apenas 15% das cadeiras da Câmara dos Deputados são ocupadas por mulheres. Essa porcentagem é extremamente baixa, considerando que as mulheres compõem mais da metade da população brasileira, representando 51,5% do total. No Senado Federal, a situação é ainda mais preocupante, com uma participação de apenas 12,4% de mulheres”.
A parlamentar encerrou suas considerações falando sobre a necessidade de união das mulheres em busca de mais espaço e maior valorização na política brasileira, fazendo homenagens e alusões a mulheres que conquistaram seus mandatos na Câmara Municipal de Codó, além de lideranças políticas femininas e mulheres que desempenham importantes papais na sociedade codoense.
“É importante compreender que não existe um espaço limitado para todas as mulheres que desejam se envolver na política. Devemos nos unir em torno de uma causa comum, lutando juntas por uma sociedade mais igualitária e pelo empoderamento feminino. Eu sou e sempre serei uma grande defensora dessa causa, mas cada um de nós tem o poder de contribuir para a construção de um cenário político mais igualitário. Unidas, mulheres podemos alcançar grandes conquistas e romper com barreiras históricas”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário